Introdução

A data de publicação dos posts no WordPress é uma informação que geralmente é exibida junto com o conteúdo, seja na página inicial do blog, nas listas de categorias ou nos resultados de busca. No entanto, em alguns casos, pode ser desejável remover essa informação, seja por motivos estéticos, de privacidade ou para evitar que o conteúdo pareça desatualizado. Neste glossário, iremos explorar passo a passo como remover a data de publicação dos posts no WordPress, utilizando métodos simples e eficazes.

1. Utilizando um plugin

Uma das maneiras mais simples de remover a data de publicação dos posts no WordPress é utilizando um plugin específico para essa finalidade. Existem diversas opções disponíveis no repositório oficial do WordPress, como o “WP Meta and Date Remover” ou o “Hide Date Plugin”. Para utilizar esses plugins, basta fazer o download e a instalação, e em seguida ativar a opção de remoção da data de publicação. É importante lembrar de verificar a compatibilidade do plugin com a versão do WordPress que você está utilizando.

2. Editando o arquivo de tema

Outra forma de remover a data de publicação dos posts no WordPress é editando diretamente o arquivo de tema do seu site. Para isso, é necessário ter acesso ao código do tema e conhecimentos básicos de programação. O primeiro passo é localizar o arquivo responsável pela exibição da data de publicação, geralmente chamado de “single.php” ou “content.php”. Em seguida, basta remover o trecho de código que exibe a data. É importante fazer um backup do arquivo antes de realizar qualquer alteração.

3. Utilizando CSS personalizado

Se você não se sente confortável em editar o código do tema ou não possui acesso a ele, uma alternativa é utilizar CSS personalizado para ocultar a data de publicação dos posts. Para isso, é necessário adicionar um código CSS específico no painel de administração do WordPress. Acesse a seção “Aparência” e clique em “Personalizar”. Em seguida, selecione a opção “CSS Adicional” e insira o código necessário para ocultar a data. Por exemplo, você pode utilizar o seguinte código: “.entry-meta { display: none; }”.

4. Utilizando um child theme

Uma opção mais avançada, mas também mais segura, é utilizar um child theme para remover a data de publicação dos posts no WordPress. Um child theme é uma extensão de um tema existente, que permite fazer alterações sem modificar diretamente o tema principal. Para criar um child theme, é necessário criar uma nova pasta no diretório “wp-content/themes” e adicionar um arquivo “style.css” com as informações do tema. Em seguida, basta adicionar o código necessário para ocultar a data no arquivo “functions.php” do child theme.

5. Utilizando um filtro

Outra opção para remover a data de publicação dos posts no WordPress é utilizar um filtro. Os filtros são funções que permitem modificar o comportamento padrão do WordPress. Para utilizar um filtro, é necessário adicionar um trecho de código no arquivo “functions.php” do seu tema ou do seu child theme. Por exemplo, você pode utilizar o seguinte código: “function remover_data_publicacao($data) { return ”; } add_filter(‘the_date’, ‘remover_data_publicacao’);”. Esse código irá substituir a data de publicação por uma string vazia.

6. Utilizando um plugin de SEO

Alguns plugins de SEO, como o Yoast SEO, oferecem a opção de remover a data de publicação dos posts no WordPress. Esses plugins geralmente possuem uma seção de configurações onde é possível ativar ou desativar a exibição da data. Para utilizar essa opção, basta instalar e ativar o plugin de SEO de sua preferência, acessar a seção de configurações e procurar pela opção de remoção da data de publicação. Lembre-se de verificar a compatibilidade do plugin com a versão do WordPress que você está utilizando.

7. Utilizando um shortcode

Outra forma de remover a data de publicação dos posts no WordPress é utilizando um shortcode. Os shortcodes são códigos especiais que permitem adicionar funcionalidades extras ao conteúdo do seu site. Para utilizar um shortcode para remover a data, basta adicionar o código correspondente no local onde você deseja que a data seja ocultada. Por exemplo, você pode utilizar o seguinte shortcode: “[ocultar_data]”. É importante verificar se o tema que você está utilizando suporta a utilização de shortcodes.

8. Utilizando um tema específico

Alguns temas específicos para WordPress oferecem a opção de remover a data de publicação dos posts de forma nativa, sem a necessidade de utilizar plugins ou fazer alterações no código. Esses temas geralmente possuem uma seção de configurações onde é possível ativar ou desativar a exibição da data. Para utilizar essa opção, basta instalar e ativar o tema de sua preferência, acessar a seção de configurações e procurar pela opção de remoção da data de publicação.

9. Utilizando um editor de blocos

Se você utiliza o editor de blocos do WordPress, como o Gutenberg, é possível remover a data de publicação dos posts utilizando as opções de formatação disponíveis. Basta selecionar o bloco de texto onde a data está sendo exibida e utilizar as opções de formatação para remover a data. Por exemplo, você pode selecionar o bloco de texto e escolher a opção “Parágrafo” para remover a formatação de data. Essa opção pode variar de acordo com o tema que você está utilizando.

10. Utilizando um código personalizado

Se você possui conhecimentos avançados de programação, é possível utilizar um código personalizado para remover a data de publicação dos posts no WordPress. Para isso, é necessário adicionar um trecho de código no arquivo “functions.php” do seu tema ou do seu child theme. Por exemplo, você pode utilizar o seguinte código: “function remover_data_publicacao($data) { return ”; } add_filter(‘the_date’, ‘remover_data_publicacao’);”. Esse código irá substituir a data de publicação por uma string vazia.

11. Utilizando um plugin de personalização

Alguns plugins de personalização, como o “Customizer Remove All Parts” ou o “Ultimate Customizer”, oferecem a opção de remover a data de publicação dos posts no WordPress. Esses plugins geralmente possuem uma seção de configurações onde é possível ativar ou desativar a exibição da data. Para utilizar essa opção, basta instalar e ativar o plugin de personalização de sua preferência, acessar a seção de configurações e procurar pela opção de remoção da data de publicação.

12. Utilizando um tema child

Outra opção para remover a data de publicação dos posts no WordPress é utilizar um tema child. Um tema child é uma extensão de um tema existente, que permite fazer alterações sem modificar diretamente o tema principal. Para utilizar um tema child, é necessário criar uma nova pasta no diretório “wp-content/themes” e adicionar um arquivo “style.css” com as informações do tema. Em seguida, basta adicionar o código necessário para ocultar a data no arquivo “functions.php” do tema child.

13. Utilizando um plugin de personalização de blocos

Alguns plugins de personalização de blocos, como o “Block Options” ou o “Advanced Gutenberg”, oferecem a opção de remover a data de publicação dos posts no WordPress. Esses plugins geralmente possuem uma seção de configurações onde é possível ativar ou desativar a exibição da data. Para utilizar essa opção, basta instalar e ativar o plugin de personalização de blocos de sua preferência, acessar a seção de configurações e procurar pela opção de remoção da data de publicação.

Conclusão

Em resumo, existem diversas maneiras de remover a data de publicação dos posts no WordPress, desde a utilização de plugins específicos até a edição do código do tema. Cada método possui suas vantagens e desvantagens, e a escolha vai depender das necessidades e conhecimentos técnicos de cada usuário. É importante lembrar de fazer um backup do seu site antes de realizar qualquer alteração no código ou na configuração do tema. Com as opções apresentadas neste glossário, você poderá remover a data de publicação dos posts no WordPress de forma eficiente e personalizada.